Os compostos químicos possuem diferentes propriedades. Cada um tem uma característica própria como densidade, pontos de fusão e ebulição, facilidade de reagir com outros compostos, etc. Dentre essas características, existe uma chama volatibilidade.
Mas o que é isso tem a ver com a evaporação rápida da acetona? Tudo! A volatibilidade é a capacidade que algumas substâncias possuem de passar rapidamente ao estado gasoso, e a acetona é um composto bastante volátil. Vamos supor que, em um dia ensolarado ponhamos uma quantidade de acetona em um recipiente aberto e o deixamos para "secar" enquanto recebe a luz do sol. Você perceberá que a solução evapora rapidamente. Isso ocorre porque as moléculas do composto conseguem romper suas ligações intermoleculares no interior do líquido, e escapam para a fase gasosa.
Se repetirmos o mesmo procedimento, colocando ao invés de acetona, água, perceberemos que a água demora muito mais para que evapore por completo, pois a água não tem a mesma volatibilidade que a acetona.
Porque não usar acetona para gerar energia térmica a partir do calor do sol, como já o faz os aquecedores solares com a água?
ResponderExcluirIrineu, você não sabe nem eu.
Excluir